A Coleção Desafios do Ensino e da Aprendizagem é uma iniciativa voltada ao incentivo e à socialização da produção científica em Instituições do Ensino Superior (IES) brasileiras e estrangeiras envolvidas no projeto SOBRECULTURALIDADE NO MÉXICO E A INTERCULTURALIZAÇÃO CURRICULAR DO IF GOIANO, CAMPUS URURAÍ, coordenado pelo professor Dr. Daniel Valério Martins, submetido ao edital de número 14/2024 e aprovado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq.
Esta coleção contém seis volumes e se insere também, no contexto do Macroprojeto de Pesquisa intitulado “POLÍTICAS PÚBLICAS, DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS: articulações entre ensino, tecnologia e sociedade” de autoria de Marcos Fernandes-Sobrinho, que pretendeu envolver grupos de docentes pesquisadores, seus orientandos e egressos, no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ensino para a Educação Básica (PPGEnEB) do Instituto Federal Goiano – Campus Urutaí e contou com apoio financeiro parcial, proveniente do Termo de Convênio PPGEnEB/IFGoiano e IFTM/Paracatu, cuja rubrica é 339020 – Auxílio Financeiro a Pesquisador. Os volumes possuem capítulos de autoria de professores, pesquisadores e estudantes de outras instituições nacionais e internacionais que foram convidadas a apoiar a materialização do projeto por desenvolverem atividades nas temáticas abordadas, e têm como premissas a produção e difusão do conhecimento, as quais envolvem processos de reflexão, indagação, e a busca metódica por respostas a problemas que ajudem no bem-viver da humanidade.
Os Organizadores
CAPÍTULO 1
Alfredo Rajo Serventich
Ulises Julio Fierro Alonso
Joaquín Ventura Sique
Carlos Acatitla Trejo
10.29327/5365336.1-1
CAPÍTULO 2
Sobreculturalidade: conceitos implicados na construção de um pensamento intercultural
Cibele Gonçalves Cardozo
Sandro Fernandes do Nascimento
10.29327/5365336.1-2
CAPÍTULO 3
Cyntia Kelly de Sousa Lopes
10.29327/5365336.1-3
CAPÍTULO 4
História, Cultura e Identidade Tremembé fortalecidas na Educação Diferenciada
Daniel Valério Martins
Ruan Rocha Mesquita
Francisco Alberto da Silva Neto
10.29327/5365336.1-4
CAPÍTULO 5
Ecléa Rodrigues Pereira
Daiane Oliveira da Silveira
Ed Carlos de Sousa Lima
10.29327/5365336.1-5
CAPÍTULO 6
Elisduarda da Costa Oliveira
Pedrina Hellen Miguel dos Santos
Alvar Diego Soares Fuschini
10.29327/5365336.1-6
CAPÍTULO 7
Preconceito Étnico-Racial por meio da interação social na perspectiva de Vygotsky no âmbito escolar
Gleidson da Silva Oliveira
Cristiane Maria Ribeiro
10.29327/5365336.1-7
CAPÍTULO 8
Márcia Ferreira da Costa
Cristiane Maria Ribeiro
10.29327/5365336.1-8
CAPÍTULO 9
Dignidade na vida de Luíza Mahim: uma mulher a frente de seu tempo no século XVIII
Rute Leite Medeiros
10.29327/5365336.1-9
CAPÍTULO 10
Mirar la diversidad en el contexto de la lucha social
Silvia Soriano Hernández
10.29327/5365336.1-10