Faculdade FaCiencia

Fale conosco

PREFÁCIO

A Coleção Desafios do Ensino e da Aprendizagem é uma iniciativa voltada ao incentivo e à socialização da produção científica em Instituições do Ensino Superior (IES) brasileiras e estrangeiras envolvidas no projeto SOBRECULTURALIDADE NO MÉXICO E A INTERCULTURALIZAÇÃO CURRICULAR DO IF GOIANO, CAMPUS URURAÍ, coordenado pelo professor Dr. Daniel Valério Martins, submetido ao edital de número 14/2024 e aprovado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq.

Esta coleção contém seis volumes e se insere também, no contexto do Macroprojeto de Pesquisa intitulado “POLÍTICAS PÚBLICAS, DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS: articulações entre ensino, tecnologia e sociedade” de autoria de Marcos Fernandes-Sobrinho, que pretendeu envolver grupos de docentes pesquisadores, seus orientandos e egressos, no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ensino para a Educação Básica (PPGEnEB) do Instituto Federal Goiano – Campus Urutaí e contou com apoio financeiro parcial, proveniente do Termo de Convênio PPGEnEB/IFGoiano e IFTM/Paracatu, cuja rubrica é 339020 – Auxílio Financeiro a Pesquisador. Os volumes possuem capítulos de autoria de professores, pesquisadores e estudantes de outras instituições nacionais e internacionais que foram convidadas a apoiar a materialização do projeto por desenvolverem atividades nas temáticas abordadas, e têm como premissas a produção e difusão do conhecimento, as quais envolvem processos de reflexão, indagação, e a busca metódica por respostas a problemas que ajudem no bem-viver da humanidade.

Os Organizadores

SUMÁRIO

CAPÍTULO 1

Vinculación Comunitaria en la Universidad Intercultural Indígena de Michoacán: Un balance a mitad de camino

Alfredo Rajo Serventich
Ulises Julio Fierro Alonso
Joaquín Ventura Sique
Carlos Acatitla Trejo

10.29327/5365336.1-1

 

CAPÍTULO 2

Sobreculturalidade: conceitos implicados na construção de um pensamento intercultural

Cibele Gonçalves Cardozo
Sandro Fernandes do Nascimento

10.29327/5365336.1-2

 

CAPÍTULO 3

O ensino antirracista na Educação Básica na escola pública no município de Fortaleza-CE, Regional VI: desafios e possibilidades

Cyntia Kelly de Sousa Lopes

10.29327/5365336.1-3

 

CAPÍTULO 4

História, Cultura e Identidade Tremembé fortalecidas na Educação Diferenciada

Daniel Valério Martins
Ruan Rocha Mesquita
Francisco Alberto da Silva Neto

10.29327/5365336.1-4

 

CAPÍTULO 5

O Racismo Estrutural e a Etnografia da violência em solo goiano: um breve levantamento acerca de atos de injúria racial nos principais noticiários locais

Ecléa Rodrigues Pereira
Daiane Oliveira da Silveira
Ed Carlos de Sousa Lima

10.29327/5365336.1-5

 

CAPÍTULO 6

Racismo Estrutural acometidos por policiais em Goiânia: PM de Goiás agride adolescentes negros e ignora branco durante a mesma abordagem

Elisduarda da Costa Oliveira
Pedrina Hellen Miguel dos Santos
Alvar Diego Soares Fuschini

10.29327/5365336.1-6

 

CAPÍTULO 7

Preconceito Étnico-Racial por meio da interação social na perspectiva de Vygotsky no âmbito escolar

Gleidson da Silva Oliveira
Cristiane Maria Ribeiro

10.29327/5365336.1-7

 

CAPÍTULO 8

Racismo Estrutural, principal desafio para a Educação das Relações Étnicos – Raciais em nossas escolas

Márcia Ferreira da Costa
Cristiane Maria Ribeiro

10.29327/5365336.1-8

 

CAPÍTULO 9

Dignidade na vida de Luíza Mahim: uma mulher a frente de seu tempo no século XVIII

Rute Leite Medeiros

10.29327/5365336.1-9

 

CAPÍTULO 10

Mirar la diversidad en el contexto de la lucha social

Silvia Soriano Hernández

10.29327/5365336.1-10