Professores trabalham muito e ganham pouco!
Essa é uma lei “quase universal”, pelo menos para o Brasil. Mas, como se não bastasse, existem várias outras atividades que sobrecarregam as obrigações docentes, indo muito além do ministrar boas aulas práticas, teóricas, de campo e laboratoriais.
Atribuições novas que nem sempre foram suas obrigações como lançamento e registro de aulas, conceitos e frequências em planilhas eletrônicas, atualização de informações em plataformas de dados públicos (Lattes, Sucupira e tantas outras) que venham a existir e corroborar a carreira docente. Para a grande maioria dos casos ou instituições, não existem atribuições de carga horária de atividades para orientações de TCCs – Trabalhos de Conclusão de Curso, principalmente para os níveis médio, graduação e especialização. Atribuição de carga horária para participação de bancas, em função da leitura, estudo e pontuações, ainda nem se cogita.
E, quanto ao esforço para a materialização do TCC ele tende a ser infrutífero pois, uma vez aprovado, esse material pouco ou quase nada se aproveita. O destino da grande maioria é lixo ou guardados em caixas, pois o foco principal está no diploma ou na certificação. Um verdadeiro desperdício de energia e de recursos, tanto do discente quanto do professor orientador.
Na tentativa de procurar meios de quebrar essa regra é que três professores, amigos entre si, decidiram tomar a iniciativa de, com recursos próprios, principalmente em época de “vacas magras”, resgatar, formatar, estruturar os bons TCCs e transforma-los em capítulos de livro onde os mesmos serão distribuídos gratuitamente para os novos alunos que entrarem nos cursos, dizendo quase que subliminarmente: o seu, desde que aplicado um empenho adicional para além do óbvio, poderá estar aqui em edições futuras.
E assim, esses três amigos vão materializando e resgatando o que, costumeiramente, se jogava às traças. Esperamos que aproveitem a leitura, envolvendo as áreas de Gestão Pública e Ciências Contábeis.
Os autores organizadores.
1 – O capital social como instrumento para o desenvolvimento do Vale do Ribeira (PR)
Juliana Júlio Chaves
Pedro Antônio Bittencourt Pacheco
10.29327/568045.1-1
2 – Patrimônio de afetação e Regime Especial de Tributação (RET)
Keith Dayanny Andrade Silva
Sara Fernanda Dias
Alexandre Machado Fernandes
Frederico Fonseca da Silva
Paulinho Rene Stefanello
10.29327/568045.1-2
3 – Tributação no setor imobiliário baseado em contrato de promessa de compra e venda
Andrew Pereira Lima
Paulinho Rene Stefanello
Alexandre Machado Fernandes
Frederico Fonseca da Silva
10.29327/568045.1-3
4 – Análise comparativa dos custos na produção de morango
Geovana Ma Piano Martins Lucion
Paulinho Rene Stefanello
Frederico Fonseca da Silva
10.29327/568045.1-4
5 – Escala de avaliação do contexto de trabalho da Delegacia da Mulher
Kamyla Frederico
Paula Incote
Frederico Fonseca da Silva
Roberto José Medeiros Junior
10.29327/568045.1-5
6 – Transtornos mentais em crianças e adolescentes em Fazenda Rio Grande (PR)
Daniel Martins do Nascimento
Uriah Izayra Marcilio
10.29327/568045.1-6
7 – Desafios para efetivar a gestão estratégica de pessoas na administração pública
Victor Rene Mazepas de Oliveira
Frederico Fonseca da Silva
Alexandre Machado Fernandes
10.29327/568045.1-7
Roberto Ari Guindani
Bryan Oseni Poncio
Frederico Fonseca da Silva
Pedro Antonio Bittencourt Pacheco
Alexandre Machado Fernandes
10.29327/568045.1-8