Faculdade FaCiencia

Fale conosco

PREFÁCIO

E, a expectativa acabou!
O Livro 2 de Agro e Meio Ambiente está aqui, trazendo trabalhos de diferentes locais desse país produtivo, consolidando assim a série Agro da Editora FaCiência que vem publicizando pesquisas nessa e em outras áreas do conhecimento.
A viagem que essa série traz se inicia pela importância do Porto de Paranaguá (PR) na importação de fertilizantes químicos, capítulo escrito em inglês, a nível de Pós Graduação; Em seguida, passa para o Estudo do processo de adsorção de íons em solução e as diferentes reações químicas que ocorrem e sua movimentação no solo, de autores da UEM – Universidade Estadual de Maringá e UFRO – Universidade Federal de Rondônia. Depois, mostra O impacto que o setor hidrelétrico causa no ambiente, sob a ótica da sustentabilidade ambiental, escrito por colegas da UEMS – Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul; Na sequencia, o capítulo analisa O efeito do basalto em propriedade química de solos distintos, escrito por pesquisadores da UFPR – Universidade Federal do Paraná; O Capítulo 5 aborda uma importante pesquisa desenvolvida no estado de Goiás sobre a descoberta de novas fontes de energia, principalmente de origem limpa, importantíssima para o crescimento econômico de uma empresa do Agronegócio onde as redes convencionais de energia não atendem com a demanda requerida. Trabalho esse também a nível de Pós Graduação.
No capítulo 6, novamente o estado de Goiás se faz presente através de uma pesquisa desenvolvida por um professor titular da  UFG – Universidade Federal de Goiás, falando sobre os Efeitos da taxa de natalidade em bovinos sobre a produção de carne. Logo em seguida, um importante trabalho de um pesquisador da UFPE – Universidade Federal de Pernambuco, sobre a relevância da saúde e de segurança ocupacional na aqüicultura; e, a última parada dessa viagem consiste na análise da pecuária de corte brasileira, com modelos de produção e compensações ambientais, de colegas da UFMT – Universidade Federal do Mato Grosso, orientando o trabalho de mestrado de um economista na discussão de desafios da compensação ambiental na pecuária de corte brasileira. Uma verdadeira viagem pelo Brasil unindo professores, acadêmicos e pesquisadores de várias instituições. Dessa forma, Passageiros: cintos afivelados e portas no automático! A todos, uma excelente “viagem” e, de forma, já redundante, parabéns aos organizadores.


Danielle Fonseca
(fã desses pilotos!)

SUMÁRIO

CAPÍTULO 1

Fertilizer market: the relevance of the port of Paranaguá (Paraná, Brazil) in the import of chemical fertilizers

Giseli Szychta
Frederico Fonseca da Silva
Alexandre Machado Fernandes
Luiz Panhoca
Paulinho Rene Stefanello
Eduardo Joakinson

10.29327/5345677.2-1

 

CAPÍTULO 2

Adsorção de íons Cr3+ e Cu2+ em solos de uma toposequencia derivados de basalto na presença e ausência de matéria orgânica

Wilson Sacchi Peternella
Antônio Carlos Saraiva da Costa

10.29327/5345677.2-2

 

CAPÍTULO 3

Evidenciação ambiental com base na Global Reporting Initiative – GRI

Regiane Valejo Maciel
Carlos Jaelso Albanese Chaves
Giuliano Oliveira de Macedo

10.29327/5345677.2-3

 

CAPÍTULO 4

Remineralizador: o efeito de basalto em propriedades química de solos distintos

Augusto Vaghetti Luchese
Robson Fernando Missio
Alessandra Algeri
Amanda Luiza Ludwig
Guilherme Potrich

10.29327/5345677.2-4

 

CAPÍTULO 5

Impactos da implantação de placas fotovoltaicas em uma empresa de agronegócio no Sudoeste goiano

Juliano Vieira Almeida
Frederico Fonseca da Silva
Alexandre Machado Fernandes

10.29327/5345677.2-5

 

CAPÍTULO 6

Efeitos da taxa de natalidade em bovinos sobre a produção de carne

Benedito Dias de Oliveira Filho

10.29327/5345677.2-6

 

CAPÍTULO 7

Saúde e segurança ocupacional na aquicultura – um roteiro para análise


Antonio Nunes Barbosa Filho

10.29327/5345677.2-7

 

CAPÍTULO 8

Análise da pecuária de corte brasileira: modelos de produção e compensações ambientais

Nathan Gabriel Presotto
Alexandre Magno de Melo Faria

10.29327/5345677.2-8