Aos leitores desse Livro 1 de Agro, agro no seu sentido mais amplo, de Agroecologia ao Agronegócio, da Agricultura familiar a Agroindústria, informo que se trata de um projeto desses cinco amigos organizadores que decidiram materializar os bons trabalhos de pesquisa e de extensão que costumam ficar perdidos “nas prateleiras” após esforços empreendidos para atenderem alguma etapa acadêmica, seja de graduação (dos famosos TCC’s); das monografias de especialização, MBA, Lato sensu ou similares; resultados de pesquisas de mestrado e afins.
Esse Livro 1 de Agro é continuação do que fora iniciado com trabalhos de Gestão Pública e Ciências Contábeis, que já está no seu terceiro volume e, se preparando para o Livro 4.
Por querer receber temas do amplo Agro, adotou-se a metodologia da Embrapa quando ainda publicava a sua revista de Pesquisa Agropecuária Brasileira, a famosa PAB, ainda na forma impressa onde, cada edição contemplava alguns temas do imenso universo Agro. Por isso que ao lado dos títulos no sumário, o leitor encontra a área correlata ao tema.
Esse Livro 1 abre em grande estilo, com um assunto do Agronegócio, escrito em inglês, pois visa, também, o público externo, sobre a movimentação e a importância da commodity soja na Bolsa de Mercadoria de São Paulo; suavemente passa para um tema no desenvolvimento de bananeiras sobre diferentes tecnologias de fertilização, desde o adubo orgânico até os de liberação lenta; o capítulo seguinte traz uma importante pesquisa sobre densidade do milho e a sua correlação com fatores fitotécnicos; o capítulo seguinte, semelhantemente à bananeira (capítulo 2), aborda importante estudo sobre adubação, de diferentes origens, da brasileiríssima mandioca; o capítulo 5 agrega o novíssimo segmento do agronegócio na produção de energia, dessa vez oriundo da cultura de codornas; o capítulo seguinte o importante tema de se estar discutindo a segurança do trabalhador do segmento agro, seja nas atividades da agropecuária, como na agroindústria; o sétimo capítulo vai abordar análises e indicadores das empresas de saneamento básico no Brasil; e, por fim, sem desejar que se termine, pois já criamos e expectativa do Livro 2, um trabalho de extensão rural desenvolvido na região Oeste do Paraná, por professores da UFPR.
Assim, tenho certeza de que essa nova série Agro também veio para ficar, assim como a série de Gestão Pública e Ciências Contábeis. Creio que seja dessa forma que vai se fazendo Ciência e se consolidando como gerador de informações válidas para aprendizado, leitura e referencias.
A todos, excelente “viagem” por esses mares e, de forma, já redundante, parabéns aos organizadores.
Danielle Fonseca
Pedagoga e fã desse time
CAPÍTULO 1
Daniel Massakazu Onaka
Frederico Fonseca da Silva
Alexandre Machado Fernandes
Luiz Panhoca
Paulinho Rene Stephanello
10.29327/5250847.1-1
CAPÍTULO 2
Marvin de Bruns
Uberson Boaretto Rossa
Luciano Alves
10.29327/5250847.1-2
CAPÍTULO 3
Variações fitotécnicas em relação à densidade do milho híbrido CG 1024
Carlos César Pavani
Frederico Fonseca da Silva
Vanderlei Bett
10.29327/5250847.1-3
Dirceu Pelegrino Vieira
Uberson Boaretto Rossa
Francisco José Montório Sobral
Frederico Fonseca da Silva
Daniel da Rosa Faria
10.29327/5250847.1-4
CAPÍTULO 5
Potencial de geração de energia elétrica com o uso do biogás produzido através da biomassa gerada em uma coturnicultura com sistema de tratamento por lâmina d’água na zona rural de Massaranduba (SC).
Roosevelt Duarte Junior
Uberson Boaretto Rossa
Cleder Alexandre Somensi
Dilamara Riva Scharf
Luana Marcele Chiarello
10.29327/5250847.1-5
Antonio Nunes Barbosa Filho
10.29327/5250847.1-6
Gislaine D. Andrade
Helena B. dos Santos
Joelma V. P. Mendes
Thalya C. dos Santos
Luiz Panhoca
10.29327/5250847.1-7
CAPÍTULO 8
Popularização da ciência agronômica: extensão rural em sistemas sustentáveis de produção agrícola
Leandro Paiola Albrecht
Alfredo Junior Paiola Albrecht
Laércio Augusto Pivetta
10.29327/5250847.1-8