Faculdade FaCiencia

Fale conosco

PREFÁCIO

Assumir a responsabilidade de redigir um prefácio para um livro constitui um privilégio que proporciona a oportunidade de examinar a obra em primeira mão. No entanto, isso implica igualmente uma responsabilidade de grande peso que é contextualizar a obra e instigar a reflexão do leitor antes mesmo de ele iniciar a sua leitura.
Com alegria, aceitei o convite dos professores Daniel Valério Martins, Ruan Rocha Mesquita, Ana Paula Cavalcante Alencar da Silva, Gicelma da Fonseca Chacarosqui Torchi, Rodrigo Simão Camacho, Andréia Sangalli, organizadores deste livro, para redigir o prefácio. Ao ter acesso aos textos reunidos neste volume, experimentei uma grande satisfação ao observar a composição das temáticas abordadas e identificar os seus autores.
É com grande entusiasmo que apresento o livro: Desafios do Ensino e da Aprendizagem: Educação Básica em pauta. Esta obra simboliza um marco importante no campo educacional, uma construção de conhecimento e reflexões cuidadosamente selecionadas que abordam questões fundamentais da Educação Básica. O leitor encontrará uma riqueza de perspectivas e análises elaboradas com o objetivo de incentivar e promover a disseminação da produção científica em Instituições de Educação Superior (IES) tanto no Brasil quanto no exterior.
Assim, os desafios do ensino e da aprendizagem envolvidos nesta obra englobam diversas áreas do conhecimento e são analisados a partir de múltiplas perspectivas, proporcionando-nos uma visão abrangente de objetos de estudo igualmente variados. Além disso, esta obra é importante para a colaboração entre instituições e para a internacionalização das entidades envolvidas.

Dr. Daniel Junior de Oliveira
Faculdade de Inhumas – FacMais

SUMÁRIO

CAPÍTULO 1

Obesidade infantil associada ao ambiente familiar, escolar e comportamento sedentário: uma análise bibliográfica de 2003 a 2022

Belisa Cicilio Duarte
Grassyara Pinho Tolentino

10.29327/5365398.2-1

 

CAPÍTULO 2

Sobreculturalidade: apontamentos essenciais para promoção da equidade na Educação Escolar

Cibeli Gonçalves Cardozo
Silvana Maria da Silva Guilherme

10.29327/5365398.2-2

 

CAPÍTULO 3

Reflexões acerca do preconceito linguístico no contexto escolar: as aulas de língua portuguesa em pauta

Claudinea dos Reis Gonçalves
Cleber Cezar da Silva

10.29327/5365398.2-3

 

CAPÍTULO 4

Um Estado da Arte sobre produtos educacionais como auxílio no desenvolvimento da psicomotricidade na educação infantil

Cristina Cicilio Duarte
Patrícia Espíndola Mota Venâncio

10.29327/5365398.2-4

 

CAPÍTULO 5

Ensino de Física na Educação Básica a partir de relações entre ciência, tecnologia e sociedade: Estado do Conhecimento

Gustavo Pereira da Costa
Cinthia Maria Felício

10.29327/5365398.2-5

 

CAPÍTULO 6

Ensino de Geometria Plana a alunos do Ensino Fundamental, utilizando o Tangram e resolução de problemas

João Paulo Henrique Pereira de Oliveira
Júlio César Ferreira

10.29327/5365398.2-6

 

CAPÍTULO 7

Uso de jogos eletrônicos nos jogos internos dos Colégios Militares de Goiás: pensando por perspectivas de aplicação

Levi Santos Santana
Patrícia Espíndola Mota Venâncio

10.29327/5365398.2-7

 

CAPÍTULO 8

A soberania alimentar antes e pós-pandemia e a percepção do estudante do ensino médio da disciplina de Sociologia sobre os impactos do COVID- -19 em suas economias familiares

Neusila Segatto
Pedro Henrique Silvestre Nogueira

10.29327/5365398.2-8

 

CAPÍTULO 9

O uso das tecnologias no âmbito escolar com ênfase no ensino de Geografia como uma ferramenta facilitadora no processo de aprendizagem

Rainara Martins da Silva
Cinthia Maria Felício

10.29327/5365398.2-9

 

CAPÍTULO 10

Gêneros textuais emergentes na mídia virtual e sua importância para a Educação Básica

Renata Passos Teixeira
Cleber Cezar da Silva

10.29327/5365398.2-10